xenomoi

uma incursão à verdade imposta pelo estranho e externo ao homem

INÍCIO

SOBRE

CONTACTO

SOBRE

A proposta desse sítio se define como um movimento em direção à verdade, um intento de revelação daquela face pertencente ao realismo mágico e que permanece encobrida pela névoa da ignorância cotidiana.
Vive, na sabedoria popular e nos relatos ainda não registrados, uma miríade de acontecimentos que desafiam a natureza cômoda e lógica na qual enquadramos, habitualmente, os dados da realidade. São histórias de estranhos humanoides, ocorrências com objetos voadores não identificados, coincidências misteriosas, restos de mundos esquecidos e outros dados mais que fogem à crença de um mundo plenamente catalogável e identificável pelas ferramentas da razão.
De tal modo, xenomoi intenta uma espécie de concessão de energia necessária para que se perfaça o irromper desses conteúdos no consciente coletivo, fazendo-se conhecer temíveis intuições e dados até então ignorados e que bebem das águas negras do nefando.
A região do Vale do Iguaçu, cada vez mais tomada pela técnica e pelo desertificar operado pela razão, sempre foi lar de mistérios, estes que ainda vivem, mas agora sob a ameaça constante de um adormecer precipitado imposto pela crescente urbanização e pelo enfraquecer da antiga relação simbiótica entre homem e paisagem. Mesmo a fé tem visto seu crepúsculo enquanto, em desespero, as pessoas correm em direção a medidas paliativas como espiritualidade new-age, teologia da prosperidade e formas rasas – e exóticas – de mediar a relação entre homem e Sagrado.
Xenomoi é um registro de tudo aquilo que fica para trás, toda aquela realidade mágica e perturbadora que, frente à indiferença cada vez maior dos nossos tempos, deverá permanecer como fagulha no inconsciente para uma espécie de novo despertar. Para tal, a tarefa se alimenta de relatos reais provindos de fontes silenciosas muito abaixo das águas turbulentas e da elaboração sobre os sonhos que transitam, entre mito e realidade, sobre as ruas e florestas do vale. Neste exercício, também se utiliza da ficção aplicada à paisagem e à história, permitindo que a fantasia faça mediação entre o imaginar e a realidade, mitificando os fatos em uma realidade fantástica e também trazendo relatos reais para o campo poético das letras, fazendo do nosso pequeno mundo circundante uma tela onde são projetados conteúdos coletivos significativos que ajudam a compreender a ofuscada essência dos mistérios que, tal como tantas outras coisas, constituem os que habitam este lugar sob as estrelas. Além disso, algumas das coisas que serão ditas farão surgir um novo olhar sobre as fenômenos que ocorrem e se estruturam ao redor das nossas vidas agitadas. A realidade é muito mais que a economia; nem tudo que ocorre é fruto da relação entre oferta e demanda. Será deixado claro que muito do que acontece ao nosso redor tem intenções bem divergentes do que deixam transparecer em sua superfície. O mundo é muito mais que a aparência; por trás do que  se coloca na camada externa, há sempre uma rede de intrigas, interesses ocultos, grupos de poder, seitas milenaristas, profecias inconclusas, sussurros do abismo, incursões do futuro e ecos do passado perpetuados por estranhas entidades.
Essa não é apenas mais uma pílula vermelha.






"Que pavoroso ruído é esse?
É a grave música do mundo, enquanto gira."
(Shelley: Prometeu Desacorrentado)